Na alma humana não cabe o mundo, só o Outro, e ainda bem. Nunca haverá paz na globalização e na democratização acelerada da opinião. Sou muito pessimista neste aspecto. Opinar pressupõe pensar e hoje não nos é dado tempo para reflectir. Em vez desse espaço de reflexão, disponibilizam-nos um palanque rápido, uma psicoterapia gratuita, uma vontade de poder ao alcance de todos. Quando surgiu o facebook, recordo-me de brincar referindo que surgia a arma impulsionadora da terceira guerra mundial. Já não brinco. Não será certamente o facebook, porque está ou estará obsoleto, mas o rastilho já arde neste mundo global.

Sobre os valores... Os valores só crescem nesse espaço que é o pensamento. Posso debitá-los ao João, mas ele tem que ter tempo para os absorver, para os experimentar e entender usá-los como achar bem. Há um único fundamento – o amor. Em qualquer discussão, acredito que o amor deve ser o único princípio norteador das minhas atitudes. Até o amor por mim! Se alguém me acusa de comer carne ou de fumar quatro cigarros por ano, posso escolher amar-me ao ponto de não continuar uma conversa. Se houver clima de liberdade para duas de letra, assumindo-se os cinzentos do tema, então porque não criar esse espaço de reflexão a dois? A dialéctica é justamente o caminho entre as ideias e, num tempo sem pressa, faz maravilhas à alma.

Há tanta estrada para o conhecimento, mas temo que haja cada vez menos caminho para a sabedoria... A sabedoria precisa de maturação, de tempo, e a velocidade dos dias não nos permite sequer respirar. Gostava de voltar à terra, se possível perto do mar, para terminar os meus dias em paz. Quero mesmo uma horta! Sentir o calor do pó quente nos pés na apanha da batata, plantar ervilhas-de-cheiro, alfazema, alecrim, tomilho, sentir o odor incrível do tomate verde a ficar sombreado de vermelho, apanhar maçãs para deixar na casa um cheirinho bom a bolo quente, brincar e rir na lama quando chover, pensar e sorrir sem pressa nessa horta... 

O mundo virtual confunde-se com o mundo real. Pois bem, esse facto garante-me a esperança que também a utopia se venha a confundir com a realidade. Poder sorrir e pensar em paz. Grande ambição a minha, eu sei!


[carta a um bom amigo] 












Comentários